Pontualidade na escola.

Pontualidade na escola Por que é importante que seu filho chegue pontualmente às aulas? Especialistas respondem

Trânsito, pequenos incidentes domésticos, despertador que não toca… Para os pais, não faltam desculpas na hora de justificar a falta de pontualidade. Claro que todo mundo está sujeito a um imprevisto, mas atrasos recorrentes dos filhos na escola podem se tornar um problema sério na vida das crianças e dos adolescentes. E o papel dos pais é dar o bom exemplo. “Uma ação vale mais que mil palavras. Se os pais não conseguem ser pontuais, essa falta de pontualidade, inevitavelmente, acabará refletindo no comportamento das crianças”, alerta Francisco Aparecido Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

A psicopedagoga Marcia Zebini concorda. “Os pais serão sempre aqueles que têm a missão de educar para a autonomia, para a vida adulta. Pais que desde cedo têm uma conduta de educar pelo exemplo – em todos os sentidos, mas mais especificamente em relação à pontualidade – não têm problemas quanto à frequência dos filhos adolescentes no dia a dia escolar”, afirma.

A pontualidade deve ser regra desde a pré-escola. “Chegar no horário, ou com uns 15 minutos de antecedência, é importante por várias razões. A principal delas é a contribuição para a formação de um indivíduo capaz de respeitar regras e normas e conviver de forma adequada em sociedade”, diz a psicopedagoga Marcia Zebini. “A criança aprende na prática os benefícios de assistir uma aula desde o princípio, sem interferir negativamente na vida dos colegas e do professor – sem interromper uma explicação e desviar a atenção das crianças que respeitaram a regra da pontualidade”, acrescenta.

Confira a seguir por que é importante estimular a pontualidade na vida escolar dos seus filhos, qual é o seu papel e o da escola neste processo.

  1. Por que ser pontual é importante?

Além de aprender a respeitar regras e conviver de forma adequada em sociedade, ser pontual evita que o aluno sofra as consequências de não chegar no horário, como: – perder parte importante do conteúdo; – não ter os apontamentos necessários para estudar para as provas; – perder explicações dadas pelo professor, que não constam nos livros ; – ficar mal visto pelos professores e colegas quando os atrasos são recorrentes.

  1. Vale a pena deixar os filhos na escola com 10 ou 15 minutos de antecedência?

Sim. Chegar um pouco antes do horário contribui para o desenvolvimento do aspecto social. “O momento que antecede o início do dia escolar pode ser significativo para trocar informações sobre o que os alunos acreditam que irá cair na prova, o filme que assistiram no dia anterior ou o jogo de futebol do time favorito, por exemplo”, afirma a psicopedagoga Marcia Zebini.

  1. Qual a responsabilidade dos pais?

É educar pelo exemplo. Se você não chegar na hora, seu filho não valorizará a pontualidade. “As crianças acabam assimilando o seguinte raciocínio implícito no ato dos pais: ‘se os meus pais, que são vividos e que sabem das coisas, não cumprem horários, por que eu vou ter de cumprir?’”, alerta Francisco Aparecido Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

  1. Quais são os direitos das crianças?

A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definem que “o acesso a uma Educação de qualidade é um direito público subjetivo de todos e de cada um dos cidadãos brasileiros”. O direito da criança, portanto, é o de participação ativa em todo o período da aula, com adequada aprendizagem. “O direito não é de faltar, mas de estar presente e aprender. Portanto, a escola pode, sim, deixar um aluno que chegar atrasado para fora da sala, só permitindo que ele entre na aula seguinte, para não atrapalhar a sua classe na aprendizagem e o seu professor na atividade de ensino”, esclarece Francisco Aparecido Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Mas isso não quer dizer que a escola tenha o direito de trancar os portões e deixar os atrasados esperando na rua. “Além de colocar as crianças em risco, à mercê de eventuais meliantes e até mesmo traficantes, isso é uma covardia. É errado do ponto de vista educacional e social, e a escola não tem esse direito”, acrescenta Cordão.

  1. Qual é o papel da escola?

A escola deve mostrar aos alunos que toda ação gera uma reação. “Logo no início do ano letivo, os alunos têm de ser informados das regras e das consequências do não cumprimento delas em todos os aspectos do cotidiano escolar, inclusive no que diz respeito à pontualidade”, explica a psicopedagoga Marcia Zebini.

Também é função da escola explicar aos alunos que entrar na sala no meio da aula distrai os colegas e interrompe os professores, atrapalhando o processo de ensino-aprendizagem. Se, ainda assim, houver atrasos, a escola deve chamar os pais ou responsáveis legais pelos alunos e explicar o quanto a falta de pontualidade prejudica os atrasados e o restante da escola. “No limite, nos caso dos alunos costumeiramente atrasados, a escola deve comunicar o fato ao juizado de menores e à promotoria da infância e da juventude para as devidas providências”, afirma Francisco Aparecido Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. “A conduta correta será sempre a educacional, e não a da exclusão daqueles que estão praticando atos não aceitáveis”, complementa.

  1. Como controlar a frequência e a pontualidade das crianças?

A escola tem a obrigação moral e educacional de sempre avisar os pais sobre o atraso dos seus filhos. Nunca esperar que existam vários atrasos para fazer o alerta. Mas os pais também têm a responsabilidade de buscar meios de checar a assiduidade dos filhos às aulas, principalmente dos maiores, que já vão sozinhos para a escola. “Uma prática que ajuda é verificar a agenda do aluno todos os dias e entrar em contato constante com a escola para se informar sobre a assiduidade do aluno”, aconselha a psicopedagoga Marcia Zebini.

  1. Meu filho tem dificuldade para acordar no horário. O que posso fazer?

Muitos pais sofrem para fazer os filhos dormirem na hora certa. Principalmente no caso dos adolescentes, que ficam entretidos com o computador e o videogame e, quando se dão conta, já passa da meia-noite. E, claro, não conseguem acordar no dia seguinte. Se esta é a sua rotina, está na hora de fazer acordos. “As crianças e os adolescentes precisam dormir, pelo menos, 8 horas por noite. E cabe aos pais estabelecer a hora de ir para a cama, explicando que toda ação tem uma reação, e que se o filho não acordar no dia seguinte, será punido”, explica a psicopedagoga Marcia Zebini.

Para evitar este tipo de comportamento, o ideal é estabelecer uma rotina de horários para dormir e acordar desde cedo, para que a criança crie o bom hábito de levantar na hora. E sempre explicar que a escola é importante porque, além de ensinar conteúdos, ela tem a função de formar indivíduos e prepará-los para a vida adulta, desenvolvendo habilidades e o raciocínio, entre outros aspectos.

Agora, se seu filho dorme no horário, reconhece a importância da escola e ainda assim tem dificuldades para acordar, procure o pediatra – ou clínico geral, dependendo da idade – para verificar se não há algum distúrbio que esteja prejudicando o sono, como o ronco ou problemas neurológicos. “Se estiver tudo normal e a criança continuar com sono, significa que precisa dormir mais horas, já que cada indivíduo tem um relógio biológico. Cabe ao adulto controlar isso”, avisa Marcia. Outro aspecto que deve ser observado é se a criança está gostando da escola, porque não acordar pode significar que ela está enfrentando problemas de aprendizagem, de sociabilização, etc.

Na hora de acordar as crianças, nada de gritos ou de acender a luz repentinamente. Isso pode deixá-las irritadas o dia todo, além de transformar o momento de acordar em um pesadelo traumático, o que pode dificultar ainda mais o processo. O ideal é abordá-las com carinho e tranquilidade e, a partir dos 9 anos, já é bom colocar o despertador para conduzi-las à autonomia. E para ajudar seu filho a despertar, sugira um bom banho antes de ir à escola, de preferência de morno para frio, para renovar as energias.

Deixe um comentário

Rolar para cima