Alfabetização no mundo pós moderno.

Alfabetizar vai além dos textos, palavras e letras. A importância da leitura de mundo que o indivíduo tem, precede toda a leitura e escrita. A criança chega à escola carregada de conhecimentos próprios e, se bem trabalhados, facilitará todo o processo. Ela carrega consigo os seus significados e significantes. Cabe ao educador conhecer estes significados e aplicar em sua prática pedagógica, como nos ensina o grande Educador Brasileiro Paulo Freire.

Mais do que nunca, neste mundo pós-moderno em que estamos vivendo, é preciso conhecer e respeitar a individualidade dos alunos e o entorno em que ele vive e isto não se aplica só ao processo de leitura e escrita, mas também ao desenvolvimento das competências e habilidades matemáticas. A construção do conhecimento é um processo dinâmico.

No mundo pós-moderno, rodeado de informações e de novas tecnologias das mais variadas formas, não podemos mais querer ser o detentor do conhecimento, mas sim um mediador. Hoje, acreditamos que as pessoas devem se educar em comunhão, em rede. Podemos mostrar caminhos para que pessoas sigam com seus próprios pés o que lhe é significativo.

 

No dia 14 de Novembro comemoramos o Dia Mundial da Alfabetização, faça a sua parte.

Deixe um comentário

Rolar para cima